quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ESTREITANDO  O VÍNCULO COM OS PACIENTES DO HIPERDIA

O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados  em todas as unidades de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao tempo que em médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, servindo de parâmetro para a elaborar  estratégias para modificar o quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas  além de reduzir o custo social.
Pensando nessa perspectiva a Equipe 2  do PSF Luiz Pereira de Castro, vem desenvolvendo uma estratégias para fortalecer o vínculo com os pacientes cadastrados no programa, com o objetivo geral de garantir maior adesão ao tratamento fazendo com que os pacientes participem da construção desse processo. Afinal a participação da comunidade é fundamental.



A equipe 2 do PSF Luiz P. de Castro tem 79 diabéticos, 392 hipertensos cadastrados no Sistema de Informação da Atenção Básica(SIAB), sendo que alguns desses hipertensos são também diabéticos. Contudo, pouco mais de 50% são acompanhados no programa HIPERDIA.
Enfim, nosso grande desafio consiste em captar o maior número de usuários para o acompanhamento e monitoramento  do programa no intuito de conscientizá-los da importância do controle da hipertensão e diabetes.

       


Nosso planejamento consiste na sensibilização para o agendamento de consultas médicas e de enfermagem, contando com a participação de toda a equipe. A princípio o agendamento para o HIPERDIA era somente de um turno, com o aumento da demanda, houve necessidade de oferecer outro turno para o atendimento da demanda reprimida.
Considerando que o acolhimento humanizado é uma estratégia positiva, estamos apostando nele: no dia da consulta além de palestra sala de espera, bate papo informal, momento artesanal, momento de alongamento não falta um chazinho da vovó, uma gelatina e outros...


            



Mais recentemente com a implantação do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família estamos tendo a oportunidade de oferecer um  serviço um com olhar mais ampliado com a participação de uma equipe multiprofissional; fisioterapeuta, educador físico , nutricionista, psicólogo e ginecologista. Voltado para o programa do idoso e do  hiperdia, está em atividade  um grupo que se reúne todas as quartas feiras pela manhã  na unidade de saúde, coordenado pela educadora física com uma programação a principio voltada  para atividades de  praticas corporais. O grupo tem crescido gradualmente principalmente depois da caminhada do dia do idoso. Eles estão com todo gás, vale a pena conferir...


Nas palestras tem sido  trabalhados os seguintes temas; entendendo o diabetes, entendendo a hipertensão, cuidados com os pés,  importância do tratamento, atividade física x qualidade de vida, jogos lúdicos para ativar a memoria, cuidados com a saúde bucal e alongar é preciso...


Clemilda Fontes Cabeceiras Cavalcante

Enfª Kinha – ESF – LPC 2 
              
Camacan 27 de outubro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário