Dia Nacional e Internacional do Idoso
O crescimento acelerado da população idosa – com 60 anos ou mais – encontrou a nossa estrutura socio- cultural despreparada. Até pouco tempo, o Brasil era uma nação de jovens. Agora, caminhamos para nos tornarmos o sexto país do mundo em número de idosos – cerca de 20 milhões de brasileiros. O mesmo processo de envelhecimento populacional ocorre em outros países.
A ONU estabeleceu em 1991 os Princípios para as Pessoas Idosas, estimulando os governos a incluí-los em seus programas para assegurar dignidade a esses indivíduos.
Dispositivos constitucionais e medidas legais de proteção ao idoso surgiram desde então no Brasil, como a Lei 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) e a Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso). Elas integram os esforços para amenizarmos as diferenças e promovermos a integração social dessas pessoas.
O Dia Nacional do Idoso, no Brasil, já foi comemorado em 27 de setembro, mas a LEI Nº 11.433, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2006 instituiu o a ser celebrado no dia 1o de outubro de cada ano junto ao Dia Internacional do Idoso.
Nesse sentido a Prefeitura Municipal de Camacan através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social promoveram no dia 28 de Setembro de 2011 uma Caminhada Festiva com música, sorteio de muitos brindes e um delicioso café da manhã.
 |
A prefeita Ângela Castro esteve presente na festa. |
EQUIPE NASF
 |
A secretária de saúde, Aldecy, se divertiu muito! |
 |
Hora do café da manhã... |
Este dia tenta chamar nossa atenção para o panorama existente na sociedade que “inventou” a velhice, produzindo uma reflexão sobre o nosso comportamento com e na terceira idade, e o desenvolvimento de uma nova postura, solidária e inteligente, em relação a essa etapa da vida – mesmo porque todos nós queremos chegar lá. Essa é uma oportunidade especial para o envolvimento de todos no processo cultural de valorização e respeito àqueles que alcançaram uma idade maior.
PARABÉNS A TERCEIRA IDADE!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário