Todo ser humano pode ser acometido de quaisquer doenças. Também com os transtornos mentais, quem quer que seja pode apresentar sintomatologia neurótica, psicótica ou psicopática.
Talvez para alívio de alguns, preconceituosos por excelência, e que se acham imunes aos transtornos mentais, a possibilidade de não vir a tê-los verdadeiramente existe. Senão vejamos...
1º Primeiramente, diante de todo avanço científico e tecnológico do século 21 você tem certeza de que entre seus avós, bisavós e gerações anteriores não aconteceram casos de transtorno mental pelos critérios diagnósticos atuais, pois assim fica eliminada a possibilidade maior de herança genética dos traços característicos do transtorno mental.
2º Em seguida considere seu dia a dia em relação a si próprio, às pessoas mais próximas, familiares, vizinhos, colegas de trabalho etc e à sua comunidade.
- Você tem um ótimo relacionamento com seu companheiro/a e filhos bem como com seus colegas de trabalho – se você não tem família e está desempregado, aí as coisas já ficam bem piores.
- Você mora em casa própria, ampla e confortável e com toda a infraestrutura de recursos modernos para otimizar seu tempo e proporcionar maior relaxamento durante o período em que lá estiver; perto do seu local de trabalho ou próximo ao ponto do transporte que rápida e confortavelmente lhe conduz ao trabalho e lá consideram seu horário de melhor desempenho dentro de uma carga horária saudável que inclui atividade física e lazer nos intervalos bem como refeições de qualidade no período.
- Enquanto isso você está tranquilo, pois seus filhos em idade escolar estão frequentando colégio público de excelente qualidade com equipamentos de ensino de ultima geração além de professores muitíssimo empenhados no aprendizado de todos.
- Tem a certeza que caso apresente algum problema de saúde, ao chegar ao PSF é prontamente acolhido, atendido ou, se for o caso, encaminhado a um hospital que também prima pelo excelente atendimento. E se lhe prescreverem algum medicamento você sabe que lhe será dispensado prontamente, pois a lista de medicamentos fornecidos pelo SUS é muito ampla e atualizada frequentemente, e caso haja necessidade de adquirir alguma medicação diferenciada você não ficará surpreso em perceber que os preços são tão baixos que até já acabou a necessidade de se produzir os genéricos.
- Você recebe as contas de energia, água e telefone e está certo que estão todas justas e adequadas ao seu consumo mensal e caso haja algum erro é muito simples reclamar e geralmente acolhem e resolvem do jeito que você espera.
- Na feira ou no supermercado as semanas passam e os preços continuam os mesmos e você fica despreocupado, pois pode abastecer sempre a dispensa de sua casa até com importados.
- Sabe que quando se dirige a um banco, casa lotérica ou quaisquer repartições municipais, estaduais ou federais o atendimento que lhe dispensado é sempre nota 10: funcionários educados e atenciosos, que respeitam seu direito de cidadão e tudo que você pretender resolver nestes locais é feito em pouquíssimos minutos.
- E você ou qualquer um dos seus pode sair de casa a qualquer hora do dia ou da noite com segurança, porque o policiamento da cidade dá conta da bandidagem, o transito é bem organizado e nos finais de semana e nos eventos festivos pode circular sem medo nas ruas e praças da cidade, mesmo na periferia e distritos.
- Você frequenta um grupo religioso onde aprende, não a decorar trechos bíblicos, mas a bem testemunhar os valores cristãos na família, no trabalho e na comunidade.
- Enfim, o seu salário dá e sobra para as necessidades básicas e ainda para pagar totalmente a fatura mensal dos cartões de créditos e fazer mais compras extraordinárias, o lazer na cidade litorânea e ainda deixar um pouco na poupança.
Se você vivencia tudo isso que foi mencionado acima, gostaríamos de cumprimentá-lo pela remota possibilidade de vir a ter transtorno mental no mundo de hoje.
Entretanto, caso sua saúde mental já tenha ou venha a ter algum comprometimento, tenha certeza que a nossa equipe estará sempre compromissada com o acolhimento, o tratamento e a reabilitação psicossocial em nossa comunidade.
Equipe do Caps de Camacan
Nenhum comentário:
Postar um comentário